MILTON SANTOS


     A paisagem urbana não é imutável ou constante. Por um lado alguns dos seus elementos não mudam drasticamente, que possam ser notados no cotidiano, mas por outro, a evolução diária da sociedade influenciam diretamente na sua conformação.
     Segundo Milton Santos, “Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações sociais e políticas também mudam”, mesmo que seja em ritmos e intensidades diferentes. “A mesma coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”.
     Para Milton Santos, "uma paisagem representa diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade". Ela é resultado de uma acumulação de tempos. Segundo o geógrafo:
     
Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações.(SANTOS, 1986, p.37-38)

     Paisagem é aquilo que é possível de se abranger com a visão, excluída da sociedade, mas que possui um caráter histórico em suas diversas formas presentes. As contradições se realizam nesta dupla comunicação, entre espaço e sociedade. Milton santos, explicando as diferenças entre paisagem e espaço, define a primeira como sendo transtemporal, pois junta objetos passados e presentes em uma construção transversal. Já o espaço é sempre o presente, uma construção horizontal, uma situação única.
     Além de ser um conjunto de sobreposições de objetos naturais e artificiais, podemos identificar na paisagem símbolos, como edifícios arquitetônicos, que retratam a história e a identidade de uma cidade, do mesmo modo como as áreas de lazer, rurais, industriais, entre outras, que juntamente com os bairros, ruas, praças, parques, representam tipologias de produção do espaço, onde seu tempo e mudança podem ser identificados e sua fisionomia caracterizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O site slide.com que armazenava as imagens deste blog, foi fechado. Aos poucos, as imagens serão repostadas. Obrigado pela atenção.