ANNA GASKELL

     Diferente do Projac, que utiliza várias superfícies para contar histórias, a artista Anna Gaskell constrói ficções em fotografias. Na série “Wonder” e “Override”, uma reinterpretação de Alice no País das maravilhas, de Lewis Carroll, é possível perceber a famosa personagem do conto infantil. As imagens mostram uma relação entre personagem e figurino. A jardineira (ora amarela, ora azul), meias bancas e sapatilhas, são ícones que estão guardados em nossa memória.
     O espaço, ou melhor a paisagem é completamente alterada. Sendo manipulada junto com os atores, se transforma em um cenário onde fragmentos da história, são recriados. O lugar fantasioso será eternizado na foto, existindo somente nela.

     As expressões da garotas, de espanto, medo, cansaço... nos remetem a história original, mas logo é percebido que algo de sombrio está por detrás das novas interpretações que o trabalho sugere. As narrativas deixam uma dúvidas no ar. Com a utilização de cortes no enquadramento, diferentes posicionamentos de câmera, sombra e luz, as cenas, performadas pelas inúmeras Alicies, criam ambientes claustrofóbicos. Não conseguimos entender claramente, se estão pulando, afogando, brigando, perdidas neste mundo fantástico. Necessitam da interpretação de seus espectadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O site slide.com que armazenava as imagens deste blog, foi fechado. Aos poucos, as imagens serão repostadas. Obrigado pela atenção.