BAIRRO CANAÃ

     O mapeamento fotográfico contextualiza os temas “Arquitetura de Comunicação” e “Paisagem Formadora do Espaço Urbano”, realizado na Avenda José Selim de Salles, no bairro Canaã, em Ipatinga. 
      O bairro escolhido teve um aumento considerável, em relação à demografia e ao comércio, durante os últimos cinco anos. O bairro se tornou uma espécie de "mini Centro", com lojas, agências bancárias, novas construções, e um trânsito muito movimentado.
      As fotos foram tiradas duas vezes ao dia, de manhã por volta das 10 horas, e à tarde por volta das 16 horas, no sábado, domingo, segunda, quarta e sexta.

Mapeamento na avenida Selim José de Salles - Ipatinga - MG

Bairro Canaã, década de 70.
Bairro Canaã - 2011


        A cidade esta tomada de símbolos, em sua maioria, criados para organizá-la, delimitando espaços. O lugar de andar, de pedalar, de dirigir, estacionar, esperar o ônibus, entre outros. Mesmo com as inúmeras simbologias para arrumar os espaços, não é difícil de encontrar cenas que surpreendem quem está com o olhar direcionado para o comum, o óbvio.





     A publicidade nos cerca de todos os meios, a arquitetura se torna um suporte para a sua atuação na cidade. Ela é pensada e direcionada para um público específico, sendo infiltrada em lugares propositalmente pensados.
     A arquitetura novamente como como um suporte para a publicidade. Os edifícios se transformam e se tornam um amontoado de informações, sendo e se misturando com a paisagem efêmera da cidade.
     O edifício é a propaganda, ou ela, é o edifício. Em tempos de consumismo, uma forma bastante explícita de ser notado a distância, e se auto-vender.







     A cidade cria espaços para organizá-la, gerando pequenas ou grandes paisagens que mudam conforme o fluxo do dia e horário.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O site slide.com que armazenava as imagens deste blog, foi fechado. Aos poucos, as imagens serão repostadas. Obrigado pela atenção.