Vitrine de Loja de Novas, Ipatinga, Minas Gerais |
Um conto de fadas na vida real, ou saudades de brincar de bonecas? Véu, grinalda e branco, todos com seus significados. Nas vitrines, os manequins compõem uma família perfeita. O primeiro, trajando um longo e espalhafatoso vestido branco, ao lado o segundo, vestindo um smoking, e finalmente o terceiro, o manequim infantil, uma miniatura do primeiro, sinalizando que daqui a alguns anos estará em seu lugar. A Barbie, o Ken e sua filhinha que, se escondeu durante todos estes anos, em seu ventre de plástico.
A festa de casamento, um ritual bastante antigo, compõe um cenário de felicidade e confraternização, que ficará eternizado para sempre em um álbum de fotografias.
Consideramos o ritual um fenômeno especial da sociedade, que nos aponta e revela representações e valores de uma sociedade, mas o ritual expande, ilumina e ressalta o que já é comum a um determinado grupo […] Rituais são bons para transmitir valores e conhecimentos e também próprios para resolver conflitos e reproduzir as relações sociais. (PEIRANO, 2003, p.10)
O casamento, deve ser o um dia inesquecível, diz a cultura. Rendas, tule, cetim e miçangas, a noiva se veste de uma forma, que nunca será vista em outro lugar, e quem sabe a única vez.
Afinidades Eletivas, Rosângela Rennó, 1990 |
Ela é o centro das atenções, sobre a tapeçaria, ela quase que fluta envolvida por uma nuvem branca, pisando sobre as rosas jogadas pela dama de honra. Ao termino da cerimônia, com o beijo, a chuva de arroz e o jogar do buquê, indicam que os noivos, ao entrarem no carro, ficará no ambiente a sensação de um final feliz, ao melhor estilo “felizes para sempre”. Em Cerimônia do Adeus de Rosângela Rennó, o sorriso dos noivos dentro carro (ou na moto), nos remetem as histórias de filmes e novelas, cujo casamento no final, nos dão a promessa de um final feliz. Em contrapartida, “Afinidades Eletivas”, também da mesma artista, é composto por fotografias de dois casais, que se cruzam formando oito casais entre si, mostrando várias possibilidades de conjugues, tendo como inspiração o romance homônimo de Goethe.
Cerimônia do Adeus, Rosângela Rennó, 1997/2003 |
A produção em série de docinhos, miniatura de animais, heróis, plantas e etc. Mostra a tendência reprodução em várias escalas. Os cenários criam cenas, e por estantes, aparentam ter sido congelados no tempo, mas só por poucos instantes, logo se dá conta de que o cenário é absolutamente superficial, estático e chamativo.
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